Whey protein, o que é e quais são os benefícios?
Whey protein ou Whey é um produto natural, feito de leite. Embora a sua forma pulverizada, por vezes, pareça estranha para pessoas que não estão acostumadas, é frequentemente obtida durante o processamento do leite no queijo. Simplesmente, isso.
Whey protein é o nome em inglês cuja tradução é a proteína de soro de leite coalhado. Este nome de soro quase nunca é usado no Brasil, exceto em alguns produtos alimentícios industriais, e em uma ou duas marcas de suplementos alimentares brasileiros.
Outros nomes conhecidos para o whey protein são whey, whey powder e lactalbumina.
De onde vem a Whey protein?
Para saber de onde vem o soro, uma pequena análise sobre o leite de vaca deve ser feita:
– O leite tem um teor médio de proteína de 3,5% a 4,5%.
– Entre estas proteínas, o teor de caseína é de cerca de 80% e 20% para o soro de leite.
– Por fim, no leite, não há ainda nem 1% de proteína whey!
Durante a fabricação do queijo, estas as partes são separadas. A caseína e as gorduras geram o queijo e o soro que é jogado fora. Este pequeno leite também é encontrado no iogurte: a pequena quantidade de líquido que flutua acima do iogurte é o soro.
Este subproduto da indústria de laticínios, no entanto, é composto de 92% de água, 6,5% de lactose e com um 1% de soro de leite. Portanto, deve-se esclarecer que da forma que fica, não é interessante consumir, principalmente, porque a lactose não é de todo um açúcar interessante e causa distúrbios digestivos na maioria das pessoas.
Este líquido é então filtrado e desidratado para gerar o pó que todos conhecem e eliminar as desvantagens do subproduto. Existem dois tipos: whey isolado e whey concentrado.
Whey Concentrado
O Whey protein concentrado é obtido principalmente por processos químicos, o que permite sedimentar a proteína. A desvantagem deste método é que ele desnatura significativamente a qualidade da proteína. Mas a principal vantagem é que é barato.
Whey Isolado
O Whey protein isolado é obtido por filtrações sucessivas, o que possibilita preservar melhor a qualidade intrínseca das proteínas e conter menos lactose, mas com a desvantagem de ser mais caro. Então, existem diferentes tipos de filtragem e, portanto, variados tipos de Whey isolados.
Benefícios da Whey protein
O consumo da proteína pode ser através de
– Suprir carência de proteica em pessoas com falta de apetite
– Emagrecimento, a Whey gera sensação de saciedade.
– Redução de gordura corporal ao diminuir o tecido adiposo do corpo.
– Fortalecimento do sistema imunológico
– Aumento da densidade mineral óssea fornecendo cálcio e aminoácidos essenciais.
– Auxilia o processo de cicatrização, com o abastecimento de aminoácidos que operam no sistema.
– Gera ganho de massa para praticantes de exercícios físicos Ao suprir aminoácidos que servem para crescimento de fibras musculares
– Recuperação muscular, após atividades físicas ajuda o corpo recuperar aminoácidos que perdeu durante a execução dos movimentos.