Sibutramina: funciona para perder peso?
A sibutramina é um medicamento para perda de peso que gozou de muita fama por sua eficácia para reduzir o apetite e ser muito útil em dietas de emagrecimento, mas também é acompanhada de controvérsia sobre os sérios efeitos colaterais que a sibutramina produz na saúde, o que levou à sua proibição em vários países ao redor do mundo.
Essa substância atua afetando a área do cérebro que controla o apetite, fazendo você se sentir mais cheio e saciado com menos comida, o que é muito útil para a perda de peso.
Também é conhecida por seus nomes comerciais como Reductil, Meridia, Vintix, Obestat, Aderan, etc., é geralmente eficaz em doses de 10 mg a 15 mg por dia.
Medicamento sob orientação médica
Às vezes, a sibutramina é indicada para ajudar pacientes obesos ou com excesso de peso para emagrecer, por médicos que tem as diretrizes de quando e como ela pode ser usada.
Eles levam em conta que, para perder peso, há mais chance de sucesso a longo prazo com uma dieta saudável e se você pode se exercitar regularmente, não se limitando somente ao uso da medicação.
Qual é o nível de eficácia?
Estudos mostraram que, na média, a sibutramina e uma alimentação adequada, além de exercícios, causam mais perda de peso do que só a dieta e exercícios sozinhos.
Algumas pessoas perdem até 7% ou mais do seu peso corporal dentro de 6 a 12 meses com a ajuda da sibutramina, e em outras é menos eficaz.
Para quem os médicos prescrevem o uso?
Os médicos consideram as seguintes diretrizes para o uso:
– Somente indica se avalia não há nenhum fator de risco que possa gerar algum dano a saúde.
– Recomenda-se apenas se tiver tido dificuldade em conseguir a perda de peso durante um período de três meses, se a dieta e o exercício por si só não funcionarem.
– O IMC (Índice de Massa Corporal) deve ser 30 ou maior.
– Deve haver uma perder pelo menos 2 kg de peso em quatro semanas, e 5% do seu peso inicial por três meses a partir do começo do uso da sibutramina senão, o tratamento deve ser interrompido.
– A idade está entre 18 e 65 anos.
Quem não deve tomar a Sibutramina?
A medicação para perder peso com sibutramina não diminui o efeito das pílulas anticoncepcionais, mas o uso concomitante aumenta os riscos de trombose, hipertensão e acidente cerebrovascular.
Por isso é indispensável consultar seu médico antes de ingerir pílulas anticoncepcionais e a sibutramina ao mesmo tempo. Também não é recomendado tomar juntamente com glucosamina, Levotiroxina (Eutirox) ou outros medicamentos naturais.
Não é aconselhável usar a remédios que contenham Sibutramina como Reductil em pacientes que tenham diabetes ou operado recentemente com bypass gástrico.
É essencial supervisão de um médico em pacientes com hipotireoidismo, hiperinsulinismo (resistência à insulina), triglicérides ou colesterol alto.
Pessoas que tratam ou tenham suspeita de ter disfunções como hipertensão, glaucoma, doenças cardíacas, distúrbios alimentares ou histórico de alcoolismo, além de grávidas e idosos devem seguir a orientação de profissionais da saúde.
Ola tudo bem?
muito bom seu artigo parabens
Ola Tudo bem ?
Muito bom seu conteudo parabens
Nossa Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!
Parabéns pelo artigoe as dicas, eu Amei. Foi de grande ajuda essas informações. Continue Postando excelentes artigos como este.