As Hemorróidas são um problema bem comum que ocorre com diversas pessoas ao redor do país, sendo uma espécie de inchaço nas veias, que se torna inflamada com o passar do tempo, sendo elas localizadas na parte inferior do reto ou ânus. Essas veias podem ser na parte externa e ainda na parte interna da região inicial do reto ou abertura anal, respectivamente.
Hemorróidas e a gravidez
A Hemorróida se apresenta bastante em mulher grávidas, devido o problema de retorno do sangue das partes mais baixas do corpo causado pelo crescimento do útero. Sendo assim, há uma tendência maior e natural ao surgimento de doenças como a prisão de ventre e ainda a hemorróida, acometendo cerca de 15% das grávidas, podendo desaparecer em até três meses após o parto se for devidamente tratada.
Para fazer com que a doença na gravidez não se desenvolva é necessário consumir mais fibras para que o sistema digestivo funcione com mais facilidade, hidratar o corpo consumindo bastante água o dia inteiro, fazendo compressas na região inferior do corpo para estimular a boa circulação do sangue, fazer banhos de assento com água morna para aliviar os sintomas, evitar ficar sentada por muito tempo a fim de que a circulação sanguínea seja incentivada, tomar cuidado com a limpeza da área e em casos mais extremos procurar um proctologista para tratar a doença com o surgimento de sintomas avançados
Tipos de Hemorróidas
Os principais tipos de apresentação da doença são:
- Hemorróida Interna: que ocorre causando o inchaço das veias que ficam dentro do ânus
- Hemorróida Externa: que ocorre causando o inchaço das mesmas veias, porém de forma avançada chegando a se projetar para fora
- Grau de apresentação da Hemorróida:
– I: Quando não há esteriorização do inchaço das veias
– II: Quando há esteriorização do inchaço das veias e retorno espontâneo ao quadro normal com tratamento específico
– III: Quando há esteriorização, mas com necessidade de intervenção manual para retorno ao normal
– IV: Quando há esteriorização e a hemorróida não retorna ao normal nem como auxílio manual
Causas das Hemorróidas
A Hemorróida é um problema bastante comum, sendo o resultado do aumento da pressão sanguínea na região das veias do ânus, é comumente apresentado no período de gestação e após o parto. Pode ser ainda causado pelo problema de prisão de ventre, que leva a pessoa a passar grandes períodos de tempo sentado, fazendo pressão nas veias inferiores e ainda colocando bastante força para evacuar, incentivando a criação das hemorróidas na região. As demais causas de surgimento da doença são:
- Resfriados
- Infecções no ânus
- Dieta pobre em fibras
- Diarréia crônica
- Ficar grandes períodos de tempo sentado
Fatores de risco
Existem ainda fatores de risco que fazem com que o problema possa vir a se agravar ou ainda influenciar o desenvolvimento das hemorróidas. Sendo eles:
- Idade avançada, mais de 50 anos
- Prática do sexo anal recorrente
- Histórico familiar
- Obesidade
- Gravidez
Sintomas das Hemorróidas
Os sintomas das Hemorróidas sempre se apresentam, e começam de forma leve, seguindo com o problema e se apresentando de forma mais intensa à medida que ele se agrava. Os sintomas das hemorróidas vão mudando de local dependendo de onde o problema se apresenta, sendo os principais sintomas das Hemorróidas:
- Prurido anal
- Dor no ânus
- Dores ao evacuar
- Nódulos endurecidos próximos ao ânus
- Sangue de coloração vermelha e viva no papel higiênico sempre que o indivíduo se limpa ao usar o banheiro, nas fezes ou ainda no próprio vaso sanitário
Procurando ajuda médica
É necessário em qualquer um dos casos e intensidades do problema ir em busca de ajuda médica para realizar o tratamento, pois ele pode se agravar a ponto de chegar ao estágio IV, onde não há mais a possibilidade de lidar com a retirada da hemorróida pela intervenção manual, sendo preciso outros procedimentos que deixarão grandes cicatrizes e ainda, na pior das hipóteses, ter de conviver com o problema. Os exames que trazem a chance de diagnóstico de Hemorróida são Sigmoidoscopia, Anoscopia e Proctoscopia.
No exame o médico irá analisar detalhadamente a região do reto e do cólon a fim de que possa detectar com precisão o agravamento do problema e saber das o diagnóstico de qual estágio a doença se encontra. É necessário deixar que o médico realize todos os procedimentos cabíveis ao exame, fazer as perguntas que tiver a fim de tirar todas as dúvidas a respeito e ainda responder a todos os questionamentos do profissional, pois assim ele poderá receitar a melhor medicação e tratamento para você.
Tratamento e medicação para Hemorróidas
Os principais tratamentos para as Hemorróidas são assistidos por profissionais da saúde e devem ser feitos sobre a recomendação deles. Um dos utilizados é a Coagulação Infravermelha, onde o paciente é submetido a um procedimento rápido e seguro que irá receber uma pequena sonda com luz infravermelha, rapidamente coagulando os casos que levam até a região e fazendo com que encolham e retrocedam. A diminuição dos tecidos no local pode levar algumas semanas para voltar ao normal.
Outro procedimento bastante usado é com Injeção, onde o paciente toma injeção nas veias inflamadas para diminuí-las. Outro tipo de tratamento é por meio de cirurgias com intervenção manual, que são alternativas caso os demais procedimentos rápidos não causem os efeitos necessários. Na cirurgia é amarrado alguns elásticos na base das veias inflamadas que fazem com que elas caiam sozinhas durante a evacuação em alguns dias. Os medicamentos mais usados para o tratamento do problema são Proctan, Clordox e Hemovirtus.
As pessoas que sofrem de hemorróidas podem ainda aliar o tratamento médico com tratamentos naturais, servindo apenas como forma de aliviar os sintomas do problema e ainda necessitam da indicação médica para que possam ser utilizados com segurança de que não irão agravar a situação. Os tratamentos naturais são à base de banhos de assento com ervas e plantas. Converse mais com seu médico a respeito e saiba sobre a possibilidade do uso desses procedimentos.
Complicações possíveis
A Hemorróida pode ocasionar o surgimento de outros problemas de saúde e agravar outras doenças que o indivíduo já tenha, como anemia, causada pela perca de sangue durante a evacuação. Outro problema que pode vir a aparecer é a gangrena, que é provocada pelo estrangulamento das hemorróidas, que ocorre quando há morte do tecido que reveste a veia logo após a interrupção da circulação sanguínea na região devido o problema das Hemorróidas.
Hemorróida tem cura?
A Hemorróida tem sim cura e pode ser tratada de diversas formas sempre tendo o acompanhamento médico para isso. Mas, em casos onde o problema está bastante avançado é preciso ser submetido a tratamentos mais intensos levando em consideração que a doença deixará sequelas no corpo. Sendo assim, é preciso tratar o problema desde cedo, diagnosticando a partir do aparecimento dos primeiros sintomas.
Convivendo com a Hemorróida
É preciso tomar diversas medidas e cuidados para conseguir lidar com o problema até que ele suma, ou ainda fazer com que os sintomas das Hemorróidas mais agravadas sejam amenizados. Dentre os cuidados estão:
- Usar roupas de algodão
- Evitar papel higiênico colorido ou com perfume
- Fazer banhos de assento com água morna
- Consumir uma dieta rica em fibras e bastante líquidos
- Beber muita água
- Fazer caminhadas rotineiras
- Não fumar
- Evitar coçar a região
- Usar os medicamentos e fazer os tratamentos indicados pelo médico que lhe acompanha, sempre de acordo com a recomendação do profissional
Prevenindo a Hemorróida
Para prevenir o problema das Hemorróidas é preciso ter uma dieta rica em fibras, incluindo frutas, vegetais e grãos na alimentação. Evitar segurar a vontade de evacuar, exercitar-se sempre e manter o sistema imunológico forte para não pegar resfriados, não ficar muito tempo sentado no vaso e ainda beber bastante água o dia todo, a fim de manter o corpo sempre bem hidratado.