Dieta low-carb – Revelada a verdade sobre essa polêmica dieta


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Dieta low-carb – Revelada a verdade sobre essa polêmica dieta
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Dieta low-carb é uma dieta pobre em carboidratos. Os carboidratos são encontrados principalmente em alimentos açucarados, massas e pães. Nessa dieta low-carb você come apenas alimentos reais, que incluem proteínas, gorduras naturais e vegetais. Estudos recentes em diversas universidades no mundo mostram que dietas com pouco carboidrato resultam não só em perda de peso mas também em melhores indicadores de saúde. E certamente você conhece alguém que tenha feito essa dieta low-carb com sucesso. Não há necessidade de contar calorias ou usar produtos especiais. Então, por que ainda a dieta low-carb é considerada uma dieta tão controversa já que estima-se que, somente no Brasil, mais de 300 mil pessoas efetuaram essa dieta com enorme sucesso?

Continue lendo esse texto, que preparei com muito cuidado para vocês, através de fontes oficiais de nutrição e medicina, e saiba tudo sobre dieta low-carb e como através dela atingir seus objetivos pessoais, assim como eu e muita gente atingiu. E, como nós, viva muito melhor, com mais saúde e com um autoestima lá em cima.

Introdução a dieta low-carb

Uma dieta low-carb significa que você come menos carboidratos e uma maior proporção de gordura. Isso também pode ser chamado de dieta baixa em carboidratos e gorduras (LCHF) ou uma dieta cetônica.

Há décadas nos dizem que a gordura é prejudicial à nossa saúde. Enquanto isso, produtos dietéticos com baixo teor de gordura, muitas vezes cheios de açúcar, inundaram as prateleiras dos supermercados. Este foi um grande erro, que coincidiu com o início da epidemia de obesidade.

Estudos mostram agora que não há razão para temer as gorduras naturais. A gordura é sua amiga. Em uma dieta baixa em carboidratos, você minimiza sua ingestão de açúcar e amidos. Você pode comer outros alimentos deliciosos até estar satisfeito – e ainda perder peso.

Como funciona? Quando você evita açúcar e amidos, o açúcar no sangue se estabiliza e os níveis de insulina do hormônio de armazenamento de gordura diminuem. Isso aumenta a queima de gordura e faz com que você se sinta mais saciado, reduzindo a ingestão de alimentos e causando perda de peso.

Estudos provam que uma dieta baixa em carboidratos (dieta low-carb) facilita tanto a perda de peso e controle do açúcar no sangue, entre outros benefícios.

O Básico da Dieta Low-Carb

  • Coma: carne, peixe, ovos, vegetais crescendo acima do solo e gorduras naturais (como manteiga).
  • Evite: Açúcar e alimentos ricos em amido (como pão, macarrão, arroz, feijão e batata).

Coma quando estiver com fome, até que esteja satisfeito. É simples assim. Você não precisa contar calorias nem pesar sua comida. E esqueça os produtos com baixo teor de gordura produzidos industrialmente.

Confira o que você pode comer sem medo através da melhor públicação já lançada a respeito: 200 Receitas Low Carb, já tilizada por milhares de brasileiros e estrangeiros.

Quem não deve fazer uma dieta estrita de baixo carboitrado (dieta low-carb)?

A maioria das pessoas pode iniciar com segurança qualquer tipo de dieta baixa em carboidratos. Mas nestas três situações você pode precisar de acompanhamento médico:

  1. Se você estiver tomando medicação para diabetes;
  2. Se você estiver tomando medicação para pressão alta;
  3. Se você estiver amamentando atualmente.

Se você não está em nenhum desses grupos, pode iniciar sua dieta já.

O que comer em uma dieta baixa em carboidratos

Aqui estão os grupos básicos de alimentos que você pode comer quanto quiser, até que esteja satisfeito:

  • Gorduras naturais (mantega, azeite);
  • Peixe e frutos do mar;
  • Carnes;
  • Ovos;
  • Queijos;
  • Vegetais que crescem acima do solo.

Todos os alimentos acima tem baixo teor de carboidratos (possuem menos de 5% de carboidratos). Aderindo a esses alimentos, será relativamente fácil manter uma dieta low-carb, com menos de 20 gramas de carboidratos por dia.

Tente evitar

Aqui está o que você não deve comer durante sua dieta low-carb – alimentos cheios de açúcar e amido. Esses alimentos são muito ricos em carboidratos:

  • pão;
  • macarrão;
  • arroz;
  • batata;
  • fruta;
  • cerveja;
  • refrigerante;
  • suco;
  • doces;

O que beber?

Quais bebidas são baixas em carboidratos? A água é perfeita, assim como o café ou o chá. De preferência, não use adoçantes. Uma quantidade modesta de leite ou creme é aceitavam em café ou chá (mas cuidado com café com leite e outros cafés especiais durante sua dieta low-carb).

O copo de vinho ocasional é bom também.

Como devo seguir a dieta low-carb?

Quanto menos carboidratos você ingere, mais poderosos serão os efeitos no peso e no açúcar no sangue. Recomendamos inicialmente seguir os conselhos dietéticos de forma bastante rigorosa. Quando você está feliz com o seu peso e saúde, você pode cuidadosamente tentar comer mais carboidratos.

Potenciais benefícios da dieta low-carb

Por que você consideraria comer menos carboidratos? Há muitos benefícios potenciais, comprovados pela ciência e pela experiência, como esses quatro:

Perder peso:

A maioria das pessoas começa a ingerir menos carboidratos para perder peso, um método bem conhecido e muitas vezes altamente eficaz. No entanto, a razão pela qual muitas pessoas continuam a dieta low-carb é, geralmente, devido aos efeitos benéficos para a saúde.

Reversão da Diabetes tipo 2:

Dietas de baixo carboidrato podem normalizar o açúcar no sangue e, assim, potencialmente reverter o diabetes tipo 2. Carboidrato baixo também pode ser muito útil no controle da diabetes tipo 1.

Um intestino grato:

Baixo teor de carboidratos pode ajudar a resolver um intestino mal-humorado, reduzindo os sintomas da síndrome do intestino irritável, como inchaço, gases, diarréia, cólicas e dor. Indigestão, refluxo e outros problemas digestivos também podem melhorar. Para muitos, essa é a melhor parte do consumo de alimentos low-carb e acontece geralmente nos primeiros dias, ou na primeira semana, do início da dieta.

Reduzir os desejos de açúcar:

Você está lutando para ficar longe de alimentos doces, mesmo que você tente comê-los em “moderação”? Você não está só, a maioria das pessoas luta contra os doces. Baixo teor de carboidratos geralmente reduz, e às vezes até elimina, o desejo por doces

Benefícios bônus do consumo de alimentos low-carb:

Perda de peso, encolhimento de reservas de gordura, menor nível de açúcar no sangue, maior clareza mental e um sistema digestivo mais calmo, são os benefícios mais citados da ingestão de carboidratos. Mas algumas pessoas experimentam melhorias ainda mais transformadoras: pressão arterial mais baixa, menos acne e melhor pele, menos enxaquecas, melhora dos sintomas de saúde mental, melhor fertilidade e muito mais.

Dicas sobre Low-carb

Para tornar a dieta low-carb verdadeiramente simples e agradável, é necessário algumas novas habilidades. Por exemplo, como você cozinha pequenos almoços low-carb que você ama? Como você come mais gordura? E o que é importante pensar quando jantando fora?

Café da manhã

O café da manhã é ótimo para comer carboidratos. Quem não ama bacon e ovos? No caso improvável de você responder “eu”, existem ótimas opções sem ovos. Outra opção forte é apenas tomar uma xícara de café, já que muitas pessoas ficam com menos fome com uma dieta pobre em carboidratos e alta gordura e realmente não precisam de café da manhã. Isso economiza potencialmente muito tempo.

Refeições

Então, o que é para o almoço e jantar? Você pode, por exemplo, ter carne, peixe ou frango com legumes e um rico molho de gordura.

Em vez de batatas, macarrão e arroz

Quem precisa de ricos em amido quando você pode comer purê de couve-flor ou arroz de couve-flor? Para não mencionar couve verde frita na manteiga. hmmm! Em suma, existem muitas alternativas de baixo carboidrato para os alimentos ricos em carboidratos que são mais saborosos e saudáveis.

Comer fora

É possível consumir low-carb mesmo ao sair de casa, por exemplo, em restaurantes. Evite alimentos ricos em amido e peça alguma gordura natural extra (por exemplo, azeite ou manteiga).

Petiscos

Você provavelmente não tera tanta fome, pois vai se sentir satisfeito por mais tempo. No entanto, se você quiser algo imediatamente você pode comer queijo, nozes, frios ou até mesmo um ovo. Existem muitas opções incríveis

Pães

Você tem dificuldade em viver sem pão? Existem boas e más opções low-carb. Spoiler: você provavelmente vai querer ficar longe do pão “low-carb” da padaria.

Como comer mais gordura

A gordura é um realçador de sabor surpreendente. Mas como você consome o suficiente em sua dieta? E quanto de gordura você realmente deve comer? Dica: o suficiente para se sentir satisfeito e sem fome.

Evite junk food “low-carb

Muitos que estão começando uma dieta low-carb podem ser seduzidos por produtos “low carb” comercializados de forma criativa – bolos, biscoitos, doces, chocolate, massas, pães, sorvetes e outros alimentos substitutos. Infelizmente isso raramente acaba bem, especialmente para perda de peso. Estes produtos são geralmente junk food, e muitas vezes muito mais ricos em carboidratos do que os rótulos tentam sugerir. De preferência, evite.

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