O que é a Dieta Dukan?
É um método de emagrecimento, desenvolvido por Pierre Dukan. A dieta Dukan consiste em 4 fases, onde as duas primeiras fases são destinadas à perda de peso, e as duas últimas fases consistem em estabilizar o peso perdido e agora alcançado.
No método Dukan, a dieta existente é de origem hiperprotéica, e com baixo consumo de carboidratos. Atualmente, a dieta Dukan é considerada uma das melhores e mais eficazes, para emagrecimento e atuando contra a obesidade a nível mundial.
Pierre Dukan: o criador da Dieta Dukan
Pierre Dukan é um médico e nutricionista francês, nascido em 8 de julho de 1941. Como médico, atuava como clinico geral e neurologista. No ano de 1975, Dr. Pierre Dukan se deparou com um caso de obesidade em Paris, e começou a investigar as causas da obesidade.
Durante 20 anos estudou formas de tratar a obesidade, e concluiu que o melhor tratamento era reduz a ingestão calórica de alimentos, juntamente com pequenas quantidades de comida.
No ano de 2000, após anos intensos de pesquisa na área de obesidade, Dr. Pierre Dukan publicou um livro chamado: “Dieta Dukan”, e se tornou um best-seller na França.
Nesse livro, o Dr. Pierre Dukan apresenta os anos de pesquisa sobre o tratamento contra a obesidade, através das quatro fases de seu programa de emagrecimento.
Devido ao grande sucesso do livro, o mesmo já foi traduzido para mais de 25 idiomas, e publicado em mais de 32 paises.
Atualmente, Dr. Pierre Dukan conta com mais de 40 anos de experiência na área de nutrição clinica, e já ajudou milhares de pessoas ao redor do mundo a perderem peso, e manterem o peso conquistado ao longo da vida.
Como funciona a Dieta Dukan?
A dieta Dukan apresenta atualmente três métodos, que são eles:
- Dieta Dukan Clássica
- Dieta Dukan à La Carte
- Dieta Escada Nutricional
Dieta Dukan Clássica
A dieta Dukan Clássica, é divida em quatro fases. Duas fases são destinadas ao emagrecimento, chamadas de fase de Ataque e fase Cruzeiro. E outras duas fases, destinas à estabilização do peso ideal, chamadas de fase de Consolidação e fase de Estabilização.
Nessa metodologia clássica, o objetivo é perder peso de maneira rápida e natural, onde o peso alcançado seja mantido em longo prazo, evitando o efeito sanfona.
Fases do emagrecimento rápido
Fase de ataque
Nessa fase, ocorre uma perda de peso rápida, com duração que vai de 1 á 7 dias no máximo. É autorizado o consumo de 66 alimentos de origem proteica para consumir à vontade, que proporcionam uma perda de peso de 5 quilos.
Recomendado ingerir 1,5 colheres de sopa ao dia de farelo de aveia, juntamente com caminhada diária de 20 minutos durante o período da fase de ataque.
É conhecida como fase motivadora do método Dukan Clássico.
Fase cruzeiro
Nessa fase, é permitido o consumo de 34 tipos de legumes e verduras, juntamente com os 66 tipos de proteína autorizados. Assim, ficam autorizados 100 tipos de alimentos para comer a vontade, proporcionado uma perda de peso mais moderada, cerca de 1 quilo por semana. Geralmente nessa fase, é recomendado seguir a dieta por 7 dias por quilos a perder.
Recomendado ingerir 2 colheres de sopa ao dia de farelo de aveia, juntamente com caminhada diária de 30 minutos durante a fase cruzeiro.
Fases da estabilização do peso ideal
Fase de Consolidação
Nessa fase, são acrescentados aos alimentos das fases anteriores, alimentos como: cereais, queijos, pães integrais, carboidratos, e a chamada Refeição de Gala. Conhecida como fase de reeducação alimentar, apresenta uma característica diferenciada: dura 10 dias por peso perdido.
Ou seja, se foram perdidos 10 quilos nas duas primeiras fases, as fases de emagrecimento, deverá ser multiplicado por 10. Assim, 10 quilos perdidos x 10 dias de duração, totalizando 100 dias.
Esse é o tempo que essa fase deverá durar, pois tem o objetivo de evitar o efeito sanfona.
Recomendada a ingestão de 2,5 colheres de sopa ao dia de farelo de aveia, juntamente com a prática de caminhada por 25 dias diários durante a fase de consolidação.
Fase de Estabilização
Essa é a última fase do método Dieta Dukan Clássico. Aqui, a alimentação é de cunho livre. É permitido o consumo de quaisquer alimentos, porém devem ser seguidas três regras para sempre, que são:
Todas as quintas feiras: alimentos de origem proteica
Consumir todos os dias:
- 3 colheres de sopa de farelo de aveia
- Caminhar 20 minutos
- Nunca mais subir de elevadores
Lembrando que, em todas as fases da Dieta Dukan Clássica, é recomendada a ingestão de água, pois é excelente para a saúde, e ajuda na perda de peso.
Para quem é indicada a Dieta Dukan Clássica?
- Para quem deseja perder mais de 15 quilos
- Necessidade médica de perda de peso rápida
- Para quem tem motivação em perder peso
- Para quem aguenta a rigidez de um programa em longo prazo
Dieta Dukan a La Carte
Nessa metodologia da Dieta Dukan, é oferecida a possibilidade de realizar a dieta online. Inicia-se a partir da fase Cruzeiro ou da fase de consolidação, onde há apoio da equipe Dukan Oficial.
Com orientações e informações para o emagrecimento correto e seguro, e também receitas para o alcance do peso ideal.
Dieta Escada Nutricional
A Dieta Escada Nutricional apresenta um método diferenciado na perda de peso, mas com a mesma filosofia da metodologia clássica. O objetivo de ambos os métodos é promover a perda de peso, de maneira saudável, com redução no consumo de açúcar.
Como funciona a Dieta Escada Nutricional?
Nessa metodologia da Dieta Dukan, o processo de emagrecimento é dividido por dias da semana, onde a semana é a unidade de base.
A cada dia da semana uma categoria de alimentos é adicionada ao consumo, com finalização de um jantar de gala. Por se trabalhada por semana, a cada sete dias, ocorre uma perda de peso considerável e constante, permitindo o alcance do peso ideal.
Segunda feira: O inicio da semana é um dia onde o consumo de alimentos é de proteínas.
Terça feira: Juntamente com o consumo de proteínas, é agregado o consumo de legumes.
Quarta feira: As frutas são inclusas no cardápio para consumo.
Quinta feira: Juntamente com os demais alimentos já existentes para o consumo, o consumo de pão está liberado nas quintas feiras.
Sexta feira: É incluído aqui o consumo de qualquer queijo.
Sábado: No sábado, é incluído o consumo de carboidratos e amidos.
Domingo: Além de todos os alimentos dos dias anteriores permitidos, é incluso uma bebida, como: taça de vinho ou de champanhe.
E na segunda feira, recomeça todo o processo da escada nutricional. Com essa metodologia, é possível adquirir um habito mais saudável, que permita a perda de peso saudável e a longo prazo.
Para quem é indicada a metodologia Escada Nutricional na Dieta Dukan?
- Para quem necessita perder poucos quilos
- Para quem deseja perder peso com mais tranquilidade
- Vegetarianos
Benefícios da Dieta Dukan
Por ser uma dieta de caráter hiperprotéica, ou seja, com alta concentração de proteínas, a Dieta Dukan estabelece muitos benefícios, entre eles:
- Perda de peso rápida
- Manter a massa magra
- Maior saciedade
- Ingestão de alimentos mais saudáveis
- Preparo de comida de forma rápida e fácil
- Favorece a queima de gordura
Eu sempre sofri para perder peso e quando conseguia alguns kg, em poucos meses a gordura sempre voltava. Vou procurar seguir essas dicas pra conseguir melhores resultados. Obrigada por compartilhar tanto conteúdo de valor.