Crossfit em casa – Tudo o que é importante saber


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Crossfit em casa – Tudo o que é importante saber
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Atualmente ficou bem comum encontrar academias espalhadas por todos os lugares, e nesse cenário mais pessoas estão procurando ter uma vida saudável e se integrando às academias para fazerem uso de técnicas que lhe permitem esse efeito, e ainda conseguirem um corpo com aparência bem atrativa. Com isso, se difundiu uma técnica que acabou ficando ainda mais conhecida nos últimos anos: o Crossfit!

Mas, você sabe o que realmente é o Crossfit? Quais são as vantagens deste modelo de exercícios? Ainda não?! Sem preocupações! Preparamos um material completinho com as principais informações que você precisa saber sobre o Crossfit, com a finalidade de tirar todas as suas dúvidas sobre este método de exercícios. E, se você se interessou em praticar, iremos ainda dizer quais os pré-requisitos que você deve ter. Vamos lá!

O que é o Crossfit?

O Crossfit é um programa de treinamento, que inclui algumas técnicas específicas, visando potencializar a força e o condicionamento físico. Ele foi desenvolvido com a finalidade de poder ser aplicado a qualquer tipo de pessoa, para melhorar as capacidades fisiológicas através de uma série de treinos e exercícios regulares. Atualmente, muitas pessoas estão procurando o Crossfit como uma forma de melhorarem suas capacidades físicas, tais como:

  • Resistência cardiorrespiratória
  • Resistência muscular
  • Força
  • Potência
  • Velocidade
  • Coordenação
  • Agilidade
  • Equilíbrio
  • Precisão
  • Flexibilidade

Vale lembrar que, como qualquer treinamento intensificado, a queima de calorias é algo inevitável! Então, se você está querendo perder peso e ainda aproveitar para conseguir melhorara as suas aptidões físicas em um único treinamento, podemos te indicar o Crossfit, mas você terá de antes entrar em um tipo de preparo prévio não muito complicado, só que isso a gente vai te explicar depois.

Academias especializadas em Crossfit têm aparelhagem específica desse tipo de treinamento, então se você entrar em uma não se espante de encontrar cordas, pneus espalhados e poucos outros instrumentos de exercícios, pois o princípio do Crossfit é mais voltado para o treino de vários grupos musculares de uma vez utilizando o peso do próprio corpo. Dessa formas, irão existir alguns aparelhos de academias tradicionais que não vão ser encontrados em estabelecimentos deste ramo que são especializados apenas em Crossfit. As atividades mais comuns são aquelas que envolvem flexões de braços, abdominais, agachamentos, e outros exercícios mais simplificados, mas com um retorno bem satisfatório.

Recomendações e contra-indicações

O Crossfit é um programa de treinos de alta intensidade, por isso antes de querer iniciá-lo você terá de se encaixar nos padrões aceitáveis a fim de que você não ponha a sua saúde em risco, sabendo que mesmo depois que você iniciar o treinamento terá de tomar ainda algumas precauções. Este é um treino que exige bastante de quem o pratica por isso você deve inicialmente estar bastante interessado, pois sem motivação será impossível conseguir concluir as metas estabelecidas pelo seu treinador.

Mas, deixemos de introdução e vamos direto ao que interessa! Aqui vai a nossa listagem de recomendações e contra-indicações para você que planeja algum dia entrar em um treinamento de Crossfit e conseguir atingir os seus objetivos dentro dele:

  • A Supervisão de um profissional qualificado é uma das medidas essenciais, uma vez que ele será o seu guia durante todo o treinamento e irá lhe dar as instruções necessárias a prevenir possíveis lesões e fraturas. Sendo assim, recomendamos que ele seja alguém verdadeiramente capacitado para o cargo que exerce, se não a sua saúde estará correndo um grande risco.
  • Sempre faça o aquecimento antes de começar a parte intensificada do treino. O aquecimento prepara seu corpo para as demais atividades, principalmente se elas exigirem muito de você, como as de Crossfit. Por isso, nada mais inteligente que sempre fazer as seções de aquecimento antes e durante o treino, isso irá melhorar o seu rendimento e evitar lesões e incidentes indesejados.
  • Não ultrapasse os seus limites. Leve o treino somente até aonde o seu corpo consegue alcançar, não deixe de Aldo as recomendações do profissional que te acompanha e do médico que te avaliou. Caso contrário o seu rendimento final estará extremamente comprometido.
  • Leve em conta as individualidades de cada pessoa. Não queira fazer determinado exercício que não é recomendado a você só porque o seu amigo faz e sempre deu certo. Saiba que cada pessoa é diferente e que fazer algo assim irá por em risco à sua saúde e os resultados do treinamento. Qualquer pessoa pode fazer Crossfit, contanto que leve em conta as regras estabelecidas á seu corpo.

crossfit

Vantagens da prática

Os benefícios do Crossfit para a saúde corporal são os mais variados, mas, como já havíamos especificado acima, ele é um treinamento que visa melhorar o seu condicionamento físico, e junto à isso os cuidados com as demais partes do corpo viram uma consequencia, pois você combaterá o sedentarismo, cuidará do coração, irá melhorar as atividades cerebrais, entre muitas outras vantagens. Mas, existem aqueles benefícios específicos da prática e que foram elaborados como objetivos do Crossfit. Serão eles os que iremos apresentar para você:

  • Mais força
  • Mais energia
  • Redução do stress
  • Aumento da capacidade cardiovascular e respiratória
  • Mais resistência e autoconfiança
  • Músculos definidos
  • Reduz as medidas

Principais exercícios

– Quais os exercícios principais do Crossfit? – Iremos listar agora para você! Vale lembrar que os treinos são bem diversificados e que terão dias em que irão parecer outros exercícios diferentes e não muito específicos, mas você não precisa se preocupar, sempre que seu treinador for colocar ele na rotina da semana com certeza vai lhe avisar com antecedência e saiba que elas nunca irão exigir mais do que o seu corpo suporta, ok?!

Mas, é fato que existem aquelas atividades que você irá ver em praticamente todas as aulas, e serão elas que iremos listar agora:

  • Flexões: para fortalecer os braços, pernas e te dar mais resistência e flexibilidade.
  • Pular corda: vai te ajudar a desenvolver habilidades de coordenação motora, respiração, agilidade e ainda resistência física e cardiovascular.
  • Abdominal: para fortalecer a região do abdômen e te dar mais resistência e força, além de queimar gordurinhas localizadas.
  • Corrida: Te confere um maior condicionamento físico e uma boa forma.
  • Escalada: Estimula a musculatura e dá mais resistência e força.

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Antes de iniciar o treinamento

O que você precisa?

Para começar a fazer uso das técnicas de Crossfit você deve antes atender ao padrão pré-estabelecido pelo treinamento. Mas, calma! Todas as pessoas que se interessarem, mesmo que ainda sejam sedentários, podem optar pelo Crossfit, pois nas academias os profissionais responsáveis irão ainda lhe conduzir `um treino preparatório (de introdução) que vai te deixar pronto para começar o Crossfit de maneira extremamente segura e determinada!

Mesmo com tudo isso, recomendamos que você procure algum médico especializado e peça que ele lhe direcione exames específicos para que você possa apresentar ao seu treinador, onde este irá determinar até onde o seu porte físico consegue chegar no momento, a fim de que você não seja sobre carregado pelo treinamento e os resultados que antes seriam maravilhoso fiquem agora comprometidos.

Cuidado com a escolha da academia

Na hora de escolher a academia procure pela que estiver inclusa nos seguintes quesitos, com o objetivo de que a sua experiência seja a melhor possível, e ainda que seu treinamento surta os efeitos desejados, sem prejudicar a sua saúde:

  • Time qualificado
  • Aulas dinâmicas
  • Acessibilidade
  • Treinadores bem atentos
  • Instrumentos adequados
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