Colesterol- O que é, como prevenir


COMPARTILHE AGORA MESMO
Colesterol- O que é, como prevenir
Avalie este post

 

Muitas pessoas têm colesterol e atribuem a causa da doença a alimentação pouco saudável, a alimentação é muito importante no controle do colesterol, mas não é só a alimentação ruim que pode causar o colesterol. Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo organismo, enquanto apenas 30% são provenientes de dieta.

O colesterol é um tipo de gordura importante para o funcionamento do organismo e também é responsável pela produção de vitaminas e hormônios. O HDL é o chamado colesterol bom que auxilia na eliminação do colesterol ruim do corpo e no transporte de vitaminas e nutrientes para tordo o organismo, mantendo o corpo saudável e em pleno funcionamento.

Não existe sintomas da existência de gorduras no sangue que provoque elevados índices de colesterol, para saber se uma pessoa tem colesterol é necessária atenção aos grupos e fatores de risco obesos, fumantes ou que deixaram o tabagismo, pessoas que tenham colesterol na família e diabéticos fazem parte do grupo de pessoas que apresentam tendência ao colesterol, grupo de risco, por isso é necessário um exame de sangue.

 

O Colesterol Bom e Colesterol Ruim

O HDL pode ser encontrado em alimentos como o abacate que são ricos em gorduras e colesterol bom, já o LDL e Triglicéris são chamados colesterol ruim, ficaram conhecidos desta maneira pelo exame de sangue utilizado para medir o colesterol, tendo o HDL aumentado não é motivo para preocupação mas se o aumento for no LDL e triglicéris aí o paciente deve começar imediatamente a cuidar da dieta porque está com colesterol.

Utilizando o termo Colesterol Bom e Colesterol Ruim ficou bem mais fácil para o médico explicar o funcionamento dos níveis de colesterol para os pacientes, além disso também ficou mais fácil de saber que alimentos como nozes e abacate oferecem gordura boa para o corpo que auxilia no combate e eliminação do colesterol ruim.

colesterol bom ruim

Sintomas de Alteração no Colesterol

Podemos dizer que o colesterol é uma doença silenciosa já que as alterações não provocam sintomas, porem o paciente corre risco de vida relacionado ao entupimento das artérias, e problemas no coração causados pelo colesterol.

Sintomas como dores no peito, falta de ar e palpitação podem estar associados ao aumento dos níveis de colesterol, mas estes sintomas só aparecem quando uma doença grave já está se instalando como angina ou mesmo infarto do miocárdio, uma vez que o colesterol não possui sintomas aparentes os pacientes que possuem fatores de risco como diabetes, obesidade e casos de colesterol na família devem estar atentos e pedir ao médico que faça um exame para verificar os níveis de colesterol no sangue.

 

 

Atenção a Grupos e Fatores de Risco para o Colesterol

A prevenção do colesterol só pode ser feita através da descoberta da doença e tomando medidas imediatas no controle de alimentos gordurosos, o exame de sangue deve ser feito em grupos de pessoas que apresentem riscos de ter altos níveis de colesterol.

Os homens fazem parte do grupo de fatores de risco para o colesterol, nas mulheres a ocorrência de colesterol alto costuma ser menor do que nos homens, além disso é comprovado que o hormônio feminino estrógeno inibe o aparecimento do colesterol ruim por isso mulheres na menopausa que tem a diminuição da produção de estrógeno também representam grupo de fator de risco para o colesterol.

 

Diabéticos e Pessoas obesas apresentam Riscos de ter Colesterol

Os outros grupos de fatores de risco para o colesterol são os obesos e diabéticos, por possuírem tendência de acumulo de gordura e baixo nível de colesterol bom, os obesos e diabéticos fazem parte do grupo de risco que apresentam tendência ao colesterol, a maioria dos casos de colesterol está relacionada a tendência genética que passa de pai para filho.

A obesidade associada ao colesterol ou diabetes relacionado ao colesterol podem ser um fator genético que se apresenta inclusive na fase da infância, por isso é necessário cuidado com a saúde e nas crianças que apresentem fatores de risco o exame de sangue para verificar se tem colesterol também pode ser feito e é bem simples.

 diabestes e colesterol

A Relação do Tabagismo com o Colesterol

O tabagismo também é um fator de risco para o colesterol, o tabagismo prejudica as paredes da veia por onde corre o sangue, dessa maneira elas ficam mais suscetíveis ao acumulo de gordura e por consequência aumenta os níveis de colesterol em pessoas que fumam por causa do acumulo do colesterol LDL.

O LDL encontrado nas paredes de veias em pacientes comuns é eliminado com a ajuda do HDL que é o colesterol bom, no paciente fumante as artérias e veias são entupidas causando o acumulo de LDL, por conta do entupimento e deformação de vasos e artérias é cada vez mais difícil para o HDL eliminar o Colesterol ruim, por isso pacientes fumante ou que deixaram o vício tem risco de apresentar colesterol, aumentando riscos de entupimentos graves na artéria aparecimento de problemas relacionados angina e infarto do miocárdio que são agravados com o uso do cigarro.

 

Controle e Prevenção do Colesterol

Os níveis de colesterol em pessoas com tendência genética, obesidade e diabetes podem ser controlados através de dieta reduzindo o consumo de gordura, é possível prevenir e controlar o colesterol.

Em casos em que a dieta não esteja funcionando e os níveis de colesterol ainda estejam altos o paciente deverá fazer uso também de medicamentos para o controle do colesterol, os medicamentos para controle do colesterol devem ser consumidos com a autorização de um médico e são de uso contínuo do paciente.

 

Atenção a Dieta Para Uma Vida Mais Saudável e Controle de Doenças!

A dieta rica em gorduras saturadas, Gorduras TRANS e Açúcares podem elevar o LDL ou chamado o Colesterol Ruim, para o controle do colesterol de preferência a alimentos com pouca Gordura TRANS ou nenhuma Gordura TRANS, essas informações já são possíveis de serem encontradas nas embalagens de produtos como bolacha, alimentos congelados, enlatados e outros produtos, é importante também verificar os níveis de açúcar deste alimentos, a Gordura TRANS e o Açúcar oferece risco a saúde do paciente com elevados índices de colesterol.

 

controlar colesterol alimentos

Deixe uma resposta