Cloreto de magnésio


COMPARTILHE AGORA MESMO
Cloreto de magnésio
Avalie este post

Cloreto de magnésio

 

O cloreto de magnésio é o composto químico com a fórmula MgCl2, usado para diversos fins. Por exemplo, na culinária, é usado como base para a preparação do tofu, a partir do leite de soja. Já na medicina, o cloreto de magnésio tem fins terapêuticos, nomeadamente usado como anticoagulante. Além disso, esse composto químico é ainda muito utilizado na indústria para a produção de magnésio, por meio do processo químico conhecido como eletrólise, que consiste na decomposição por meio da passagem de corrente elétrica através de um sistema líquido. Essa reação química também é utilizada para produzir energia, no dispositivo conhecido como pilha eletrolítica. A principal fonte para extração desse composto é a água do mar.

 

Cloreto de magnesio para que serve?

 

Em sua forma medicinal, o cloreto de magnésio atua no organismo humano principalmente como anticoagulante, como mencionado, garantindo assim o bom funcionamento do sangue. Contudo, o composto químico tem outras funções, servindo para o tratamento de inúmeras enfermidades, bem como para a conservação da saúde do corpo. Já em 1915, a eficácia do composto para o tratamento de tumores foi comprovada. Além disso, o composto também serve como suplemento alimentar, servindo para a reposição de magnésio no sangue (já que o corpo perde magnésio numa velocidade muito grande, de modo que só a alimentação não consegue repor), bom para variados tecidos do corpo e essencial para o tratamento com diuréticos, remédios para hipertensão, diarreia, vômitos, alcoolismo, problemas de absorção de nutrientes no intestino e diabetes mal-administrada. De mais a mais, o cloreto de magnésio tem funções essenciais para a vida do organismo, fornecendo o íon cloro (que facilita a contração e o relaxamento dos músculos, mantém o funcionamento adequado do fígado, ajuda na transmissão de impulsos nervosos e mantém o sangue nos vasos sanguíneos) e atuando diretamente na produção de ATP, no funcionamento do músculo do coração, no relaxamento dos vasos sanguíneos e na formação de dentes e ossos. O cloreto de magnésio também ajuda no tratamento de prisão de ventre, agindo como laxante.

 cloreto de magnesio dores

Cloreto de magnésio PA

 

O cloreto de magnésio pode ser encontrado como suplemento alimentar nas farmácias com o nome de Cloreto de Magnésio PA. Trata-se de um medicamento em forma de pó, o qual deve ser diluído em água na proporção de 30 gramas (duas colheres rasas de sopa) para 1 litro de água. A dose indicada é de 50 ml por dia, de 1 a 2 vezes. Para casos mais graves, recomenda-se de 3 a 4 vezes ao dia.

 

Cloreto de magnésio benefícios

 

Os benefícios do cloreto de magnésio são inúmeros. Como mencionado no tópico “Cloreto de magnésio – para que serve?”, esse composto químico desempenha inúmeras funções no organismo e tem um papel importante na regulação da saúde do corpo. Entre outros benefícios do uso desse fármaco, podemos citar a purificação do sangue, o equilíbrio do pH, a eliminação de ácidos que acumulam nos rins, o estímulo a funções cerebrais, a prevenção de lesões musculares e cãibras, a prevenção de doenças no coração, a diminuição dos níveis de colesterol ruim, a redução do estresse, o auxílio no tratamento da depressão, a regulação da temperatura do corpo etc.

cloreto-de-magnesio-beneficios-doenças 

Cloreto de magnésio como tomar?

 

A posologia específica para seu caso deverá ser determinada por um profissional médico. Como vimos, a dosagem pode variar de acordo com a gravidade da deficiência de nutrientes no corpo.

 

Cloreto de magnésio emagrece?

 

Conforme estudos especializados, a deficiência de magnésio no sangue contribui para a obesidade, uma vez que pode levar a fatores determinantes dessa doença como estresse inflamatório e oxidativo. Mais, como o magnésio ajuda na regulação da absorção de vitaminas e minerais pelas células, sua falta no corpo impede a nutrição positiva. Não recebendo a nutrição suficiente, a tendência do corpo é pedir por mais alimentos para saciar a fome, o que por sua vez pode engordar.

Além disso, o cloreto de magnésio também influencia os níveis de energia do corpo, podendo deixar o usuário mais ativo e portanto ajudar no emagrecimento. Também são fatores importantes a atuação do magnésio na redução do estresse e da ansiedade (que fazem com que as pessoas comam mais) e a forma como o composto químico ajuda no controle do nível de açúcar no sangue.

 

Cloreto de magnésio bula

 

O cloreto de magnésio é composto por uma molécula de magnésio e duas de cloro. Como já explicitado, ambos esses nutrientes desempenham papéis essenciais para a regulação do corpo e a manutenção da vida. O composto é indicado para o tratamento de inúmeras enfermidades, tais como diabetes, arritmia cardíaca, problemas articulares, depressão, fraqueza do sistema imunológico e envelhecimento precoce. Os efeitos colaterais de seu uso incluem diarreia, reações alérgicas (tais como sensação de aperto no peito, dificuldade na respiração, erupções cutâneas, prurido, urticária e inchaço de extremidades como lábios e língua), reflexo lento, visão turva ou dupla, sonolência e redução do ritmo cardíaco.

 

Cloreto de magnésio preço

 

Existem várias formas em que o cloreto de magnésio pode ser ingerido. O já mencionado PA, por exemplo, ou então em uma de suas formas mais comercializadas em forma de cápsula: o CARTILAX. Dependendo da quantidade comprada, cada embalagem desse produto sai entre R$6,31 e R$9,95.

 

Cloreto de magnésio contraindicação

 

O uso do cloreto de magnésio não é irrestrito, tendo algumas contraindicações. Por exemplo, o medicamento não é indicado para pacientes que sofrem de diarreia (devido ao efeito laxante do fármaco), doenças renais (especialmente insuficiência) e colite ulcerosa, ou ainda pacientes que estejam fazendo uso de remédios antibióticos, que podem ter sua eficiência reduzida, por conta da reação medicamentosa negativa com o cloreto de magnésio.

 

Cloreto de magnésio em cápsulas

 

Como mencionado, além de vir na forma de pó, o cloreto de magnésio também está presente no mercado em forma de cápsulas. Um dos exemplos mais veiculados comercialmente é o CARTILAX, um suplemento de cloreto de magnésio feito com ingredientes totalmente naturais, tais como colágeno, magnésio e óleo e fibra de coco. A compra do medicamento pode ser feito diretamente pela internet. Os principais benefícios do uso do CARTILAX incluem o bloqueio de dores articulares e o reparo de articulações gastas.

cartilax

Deixe uma resposta