Betacaroteno para que serve? [Conheça o melhor betacaroteno]


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Betacaroteno para que serve? [Conheça o melhor betacaroteno]
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Tudo sobre betacaroteno

O betacaroteno ou caroteno é um pigmento da família dos carotenoides que pode tomar muitas formas, tais como alfa-caroteno, betacaroteno ou criptoxantina. Todos esses carotenos são precursores da vitamina A, ou seja, são capazes de se transformar nessa vitamina no corpo e consequentemente gera muitos benefícios para o organismo.

O que é betacaroteno?

O betacaroteno é um pigmento encontrado em plantas que dá a pele de frutas e vegetais a cor amarela e alaranjada. O betacaroteno é convertido no corpo em vitamina A, que é um poderoso antioxidante que fornece propriedades na manutenção da visão, pele e função neurológica. A vitamina A é encontrada em duas formas primárias: vitamina A ativa e betacaroteno.

A vitamina A ativa é chamada de retinol, que vem de alimentos derivados de animais e pode ser usada diretamente pelo organismo sem a necessidade de converter a vitamina. Os carotenoides são diferentes porque precisam ser convertidos em retinol pelo organismo após o consumo.

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O Betacaroteno é um tipo de carotenoide encontrado principalmente em plantas e há ampla evidência de que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes é bom para sua saúde e pode ajudar a prevenir doenças graves.

Benefícios do betacaroteno

As vantagens são muito amplas e afeta vários órgãos do corpo, pois o carotenoide está envolvidos em vários processos naturais.

Saúde da pele

É considerado um provitamina, porque ele é convertido em uma forma ativa da vitamina A, chamado de retinol, o que pode beneficiar a pele. A pele humana é suscetível à doença e à exposição solar que pode acelerar o envelhecimento.

Os antioxidantes dos carotenoides são capazes de proteger as células humanas dos radicais livres responsáveis ​​pelo seu envelhecimento. Os carotenoides ajudam a retardar os efeitos como flacidez e rugas. A dose diária recomendada de vitamina a é de 0,7 mg.

A vitamina A pode ajudar na cicatrização de feridas produzindo uma pele mais saudável e brilhante, melhorando a imunidade, reforçar a renovação do tecido e pele.

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Gravidez saudável

 

A vitamina A é uma das mais principais vitaminas durante a gravidez e durante a amamentação. Ela desempenha um papel importante no desenvolvimento do feto e recém-nascido, na constituição e na maturação do pulmão gerando um forte sistema imunológico.

Deve haver um aumento de 40% no consumo de vitamina A para mulheres grávidas e uma ingestão de 90% para crianças.

Protetor da pele

Muitos estudos descobriram que o betacaroteno ajuda a prevenir a formação de eritema induzido por UV, ou irritação da pele e vermelhidão. Há evidências de que o pigmento pode proteger a pele das queimaduras solares, aumentando a defesa basal contra os danos da pele causados ​​pela luz.

Protetor dos olhos

Ele pode ajudar a retardar a progressão da degeneração macular relacionada a idade, que causa alterações na visão que às vezes são tão graves que pode levar a cegueira.

Os antioxidantes são eficazes em retardar a progressão dos sintomas de degeneração macular, e prevenir o estresse da oxidação, que desempenha um papel significativo na deterioração das células nervosas na retina.

Estabeleceu-se que uma combinação de antioxidantes na alimentação, incluindo zinco, betacaroteno, vitamina C e vitamina E é eficaz pata retardar a progressão da degeneração macular.

Leucoplasia oral

A leucoplasia oral forma manchas brancas nas gengivas e bochechas benignas, mas algumas podem ser sinais precoces de câncer. Os resultados de estudo mostraram 71 por cento dos doentes no grupo de tratamento tiveram respostas significativas a 30 mg de betacaroteno por dia.

Os pesquisadores concluíram que, devido à sua falta de toxicidade, serve como um excelente candidato como agente preventivo do câncer bucal.

Antioxidante

Tem poderosa atividade antioxidante, ajuda a reduzir os níveis de inflamação e combater o estresse da oxidação no corpo. Também é valorizado por sua capacidade de prevenir doenças crônicas, pois protege o organismo contra os radicais livres nocivos, que são a principal causa do envelhecimento e da degeneração.

Estudos mostraram uma relação inversa entre a presença de vários tipos de câncer e os níveis de carotenoides no sangue. Embora possam ter efeitos adversos quando tomados em altas doses por pessoas que fumam ou foram expostas a amianto. Os pesquisadores ainda estão determinando as doses apropriadas para serem benéficas.

Saúde respiratória              

Comer frutas pode melhorar a função respiratória e pulmonar. As pessoas que comeram frutas, incluindo manga, mamão ou melão, pelo menos uma vez por dia tinham reduzido sintomas de doenças respiratórias, tais como produção de catarro, falta de ar e chiado.

Ajuda em muitas doenças

O betacaroteno é usado para: diminuir os sintomas da asma causada pelo exercício, evitar certos tipos de câncer, doença cardíaca, catarata, alcoolismo, doença de Alzheimer, depressão, epilepsia, dor de cabeça, azia estomacal, pressão alta, infertilidade, doença de Parkinson, artrite reumatoide, esquizofrenia e desordens da pele.

Vários estudos comprovam que pessoas que ingerem mais carotenoides na alimentação frequentemente têm um risco reduzido para muitas doenças crônicas.

Alimentos ricos em betacaroteno

Alimentos ricos em betacaroteno são cenouras, vegetais de folhas verdes, melão, abóboras e frutas diversas.

Alimentos vermelhos, laranja e amarelos

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O nome caroteno é derivado de sua descoberta em raízes de cenoura. Meia xícara de cenoura cozida fornece a dose diária que é recomendada.

Outros alimentos ricos incluem batatas-doces, abóboras, pimentões de cores intensas, damascos, melão e mamão. O betacaroteno está associado a frutas de cor laranja e vegetais amarelos. As mangas são uma boa fonte, uma xícara que concede parte da quantidade indicada por dia.

Outras fontes são milho, abóbora e pimentão amarelo, suco de tomate, tomate, pimentão vermelho, rabanete e melancia.

Vegetais de folhas verdes

Os pigmentos carotenoides em muitos vegetais estão escondidos por causa da cor verde da clorofila. Vegetais folhosos e verdes, como espinafre, acelga, nabos e beterrabas são fontes muito ricas. Até mesmo alfaces de folhas vermelhas, verdes e romanas contêm altos índices do betacaroteno.

Cereais

Cereais e óleos são outros alimentos que contêm betacaroteno. A aveia fornece 25% da ingestão diária recomendada e muitos grãos que também a contêm.

Algas marinhas

Uma das mais ricas fontes conhecidas de betacaroteno é um grupo de cianobactérias e as algas verdes chamadas de azul espirulina, o Monascus purpureus fungos, ainda em estudo, para utilização no um tratamento de deficiência de vitamina A.

Cápsulas de betacaroteno

As cápsulas de betacaroteno é um suplemento popular por suas propriedades antioxidantes e foi um dos primeiros fitoquímicos a ser produzidos em massa

Vita+

É seguro quando consumido em quantidades encontradas naturalmente em alimentos e suplementos, mas devem ser usadas ​​a curto prazo ou conforme orientação médica.

 

Espero ter ajudado vocês meninas, um abraço e até o próximo post

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