Acne – Informações e Motivos


COMPARTILHE AGORA MESMO
Acne – Informações e Motivos
Avalie este post

O que é a acne?

Acne é o nome que damos as espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Ela é aquilo que chamamos de dermatose que vem com o aumento da produção de secreção pela glândula sebácea e também em virtude da obstrução dos poros e da proliferação de bactérias de forma local.

Ela pode acontecer com pessoas do sexo feminino e masculino e, é comum, aparecer devido a uma tendência hereditária e pode ser desenvolvida em qualquer idade. Porém ela tem mais ocorrência durante a puberdade, devido ao aumento da produção de hormônios sexuais.Existem outros fatores como a alteração de hormônios durante a gravidez, mulheres que sofrem de síndrome do ovário policístico. Pode ser agravada por causa do uso de corticoides, pelo stress ou pela exposição exagerada ao sol, etc.É mais comum à sua ocorrência na região da face nas áreas da testa, do nariz, do queixo, das têmporas e do contorno dos lábios. Mas podem afetar áreas como o tórax, pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.

A acne produz áreas de pontos negros, pontos brancos, pústulaspele oleosa e possibilidade de aparecimento de cicatrizes. Dependendo do grau de incidência, infecção e dimensão dos pontos de acne sobre a pele; as consequências na aparência podem provocar desconforto, ansiedade, diminuição da autoestima, depressão e pensamentos suicidas.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PRODUTO NATURAL QUE VAI ACABAR COM SUAS ESPINHAS

Os hormônios sexuais

Esses hormônios começam a ser produzidos pelo organismo no período da puberdade e possuem a capacidade de alterar as características da pele. Os hormônios sexuais são o andrógeno que é o principal hormônio masculino, e o estrogênio que é o principal hormônio feminino.

Os andrógenos são responsáveis pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas que atuam mais na face, peito, costas e couro cabeludo. As glândulas sebáceas são presentes no nosso organismo desde o nascimento, mas tem maior atividade na puberdade, levando a mudanças como, por exemplo, um aumento na gordura da pele.

Piora da acne

Ela piora em situações de estresse ou no período menstrual ou com tratamentos medicamentosos como corticoides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, o uso e consumo de produtos oleosos, a exposição da pele no período do inverno e o hábito de espreme-las.

Prevenção

A primeira coisa a fazer é manter a pele sempre limpa de forma adequada usando produtos que diminuem a oleosidade da pele. Mas nada de forma exagerada, pois o excesso de limpeza pode machucar a pele. Não usar cosméticos que possam aumentar a oleosidade da pele.

O aparecimento de acne na pele, normalmente, possui fatores de componente genético, sendo, assim, não há relação com a alimentação. Não adianta fazer qualquer tipo de dieta ou restrição alimentar para tratamento ou prevenção.

A pele na exposição exagerada ao sol piora do quadro, então, evite ficar muito tempo sob o sol.

Evite fumar, porque isso aumenta as chances do desenvolvimento de acne e a sua piora.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PRODUTO NATURAL QUE VAI ACABAR COM SUAS ESPINHAS

Níveis da acne

A incidência de acne é maior nos adolescentes, mas pode aparecer em qualquer fase da vida, até em recém-nascidos e crianças. A ocorrência de acne em adultos vem aumentando, principalmente em mulheres jovens. Essa acne pode ser contínua a acne que a paciente teve na adolescência ou só aparecer após os 25 anos. A acne é a mistura de cravos com as espinhas. Dependendo da quantidade e tipo, a acne é classificada em 5 níveis.

Nível I – Acne Comedoniana

É a forma mais leve com pequenos cravos e inflamações da cor da pele, ocorrendo no nariz, testa e queixo.

Nível II – Acne Papulopustulosa

Maior número de cravos e espinhas inflamadas com cor avermelhada. Isso acontece em qualquer fase da adolescência e aparece, geralmente, no rosto.

Nível III – Acne Nódulocística

Atinge a profundidade do poro podendo formar nódulos e as lesões aparecem na face e tronco e divide-se em moderada e grave. Elas são as grandes responsáveis pela formação das cicatrizes quando estouram. As pessoas que possuem tendência genética podem formar queloide.

Nível IV – Acne Conglobata

É sempre grave, acontece mais com os homens com lesões císticas grandes. As lesões aparecem no tronco, na face, no tórax, nos braços, no pescoço e nos glúteos.

Nível V – Acne Fulminans

É a mais forte e grave de todas as fases, levando a outros problemas como fadiga, febre, mal-estar, dor muscular e em articulações. Ela ocorre nos membros masculinos adolescentes.

Tipos de acne

acne-ilustracao

Acne neonatal, acne infantil, acne vulgar, acne pré-menstrual, acne da mulher adulta, acne persistente, acne androgênica, acne escoriada, acne cosmética, acne praiana, acne pomada, acne por fricção, acne estival ou solar, acne medicamentosa, acne tropical, acne ocupacional, acne na gravidez.

Tratamentos

Pomada de peróxido de benzoílo

É um tratamento de primeira linha para acne leve a moderado devido à sua elevada eficácia e poucos efeitos colaterais. Nesse tratamento deve-se utilizar um protetor solar para prevenir queimaduras solares que causam manchas.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PRODUTO NATURAL QUE VAI ACABAR COM SUAS ESPINHAS

Antibióticos

Os antibióticos são frequentemente usados no tratamento da acne nos níveis leve a moderado. Os antibióticos orais são usados em casos moderados e graves de acne inflamatória

Ácido salicílico

O ácido salicílico abre os poros e promove a descamação das células da pele.

Ácido azelaico

ácido azelaico é eficaz nos casos de acne leve a moderada. A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia por seis meses.

Hormonas

Nas mulheres, a acne pode ser melhorada com o uso de qualquer pílula contraceptiva tomada por via oral e combinada. Esse tipo de tratamento não deve ser usado por mulheres grávidas.

Retinoides tópicos

São medicamentos anti-inflamatórios que normalizam o ciclo de vida das células e, é, indicado para pessoas com pele escura.

Retinoides orais

É usada no tratamento de acne grave e moderada que são resistentes aos outros tratamentos.

Espironolactona

É um tratamento usado em mulheres adultas que bloqueiam os receptores de andrógenos em doses elevadas.

O ideal é que a acne seja tratada o mais rápido possível para preservar a saúde da pele e a saúde psicológica, além de prevenir cicatrizes tão difíceis de corrigir na idade adulta.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PRODUTO NATURAL QUE VAI ACABAR COM SUAS ESPINHAS

Deixe uma resposta